quarta-feira, 2 de novembro de 2016

CHICO MORREU...

O QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO APÓS A MORTE?

O Que Acontece Com Animais de Estimação Após a Morte? - YouTube

02 de novembro de 2016
postado por m.americo


NOTA AO PÉ DO VÍDEO




Este vídeo é minha derradeira homenagem ao meu gato Chico, de 3 anos, que após uma queda do quinto andar do apartamento em que morávamos, e depois de uma complicada cirurgia, decorrente de algumas fraturas no ilíaco e no sacro, após muito sofrimento, deitou-se no lugar de costume, onde o coloquei, pois estava com muita dificuldade de locomover-se, ali ficou imóvel.


Eu olhava para ele, tentando perceber algum sinal de contrariedade em seu estado, atento às suas necessidades de água, alimento, medicação. Momentos antes, acariciei-o dizendo a ele que em breve ele estaria andando, e trepando no sofá, em seu lugar preferido, com a alegria que enchia a casa. Tirei-o da varanda e coloquei-o próximo a minha cama, de onde podia vê-lo.

Algum tempo depois, ouvi gemidos baixinhos; era Chico gemendo, como se sentisse muita dor, mordeu o pano, que sempre colocava para que ele apoiasse a cabeça, e iniciou um processo de estertor, acompanhado de um longo espasmo, assim como um soluço forte e demorado... e silenciou.

Ficou imóvel, olhos semicerrados. Pressenti sua partida, mas acovardei-me em verificar de fato se teria falecido. Fiquei olhando para ver se havia algum movimento, alguma contração. Nada. Encorajei-me e verifiquei que não respirava mais.

Um dia antes, curiosamente, como se pressentisse sua partida, Chico visitou os seus lugares preferidos, onde se acolhia, quando queria estar só. A noite, eu o encontrei aos pés da imagem de São Francisco que tenho em minha sala. Teria Chico ido buscar amparo em seu protetor? 

Pois é. Chico fez sua passagem para o céu dos felinos... 

Agora, restam suas diversas imagens, pedaços de momentos diversos que foram congelados.

Sentirei sua falta, meu amigo, suas brincadeiras, seu carinho, seu amor, sua arte matreira de pedir petiscos... Já sinto Saudades do meu querido Chico...

m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário